console
Uma decisão arriscada, mas nada assustadora. Afinal, desde que entrou no mercado de jogos, a Microsoft vem surpreendendo ao transformar apostas de risco em grandes sucessos. Desde sua estreia com o primeiro Xbox ao lançamento de sucesso do Xbox 360, a companhia já provou estar mais do que pronta para a nova geração.
Por isso, o Xbox One é visto como algo muito maior do que apenas um novo console. Ele é a evolução de algo que começou em 2001 — evolução essa que pode ser vista em diversos pontos, seja no controle, na interface e, é claro, do novo Kinect, que agora é muito mais poderoso que antes.E diante de tantas controvérsias, o sistema chega às lojas quase como um azarão. Criticado pela falta de títulos, foco excessivo em recursos multimídia e políticas restritivas, o One não só mostra que essas preocupações ficaram para trás como ainda traz um aparelho bastante completo e versátil.
À primeira vista, o Xbox One não lembra nem de perto um console de video game. A impressão que temos ao ver o aparelho é que se trata de um videocassete devido a suas linhas retas e dimensões exageradas. Ele é maior que o PlayStation 4, e chega a ser um pouco maior que a primeira versão do Xbox 360, conhecido carinhosamente como “Phat”.
Apesar do tamanho, não deve ser difícil adaptar o aparelho em sua estante ou rack, já que, assim como a Sony, a Microsoft optou por criar um desenho com linhas mais neutras. O visual de eletrônico tradicional garante uma presença discreta no seu centro de entretenimento digital.
O único inconveniente do design do Xbox One é que não é possível deixar o console em pé, como acontecia com o Xbox 360. Pessoas que possuem menos espaço próximo ao televisor sentirão falta dessa opção.
O símbolo do Xbox na frente do console serve para ligar e desligar o aparelho. Quando o video game está ligado, esse botão fica aceso, dando um charme a mais para o One. Outra característica importante é que a Microsoft aposentou o drive óptico em forma de “gaveta”. Agora, o disco é puxado para dentro do console assim como já acontece no Wii U e no PlayStation 4.
O Xbox One é dividido em duas partes iguais: a lateral esquerda, local em que fica o drive Blu-ray, possui uma superfície lisa, no estilo Black Piano. A parte direita do console é inteira vazada, dando espaço para o console remover todo o calor gerado pelo hardware. O interessante nessa parte é que a Microsoft optou por desenvolver um sistema de refrigeração bem mais direto que aquele encontrado no primeiro Xbox 360, em que um exaustor puxava o ar quente para fora através de um duto especial.
O Kinect também está de cara nova. O novo modelo possui um tamanho similar ao anterior, mas agora ele é um pouco mais robusto, deixando de lado o visual de brinquedo que ele possuía. A base móvel deu lugar a uma estrutura fixa e mais sólida, isso porque agora ele não precisa mais mudar de posição para escanear a sala.
A fonte de energia do Xbox One continua sendo externa, assim como no Xbox 360. Com isso, temos uma solução menos elegante que aquela escolhida pela Sony, que optou por criar uma fonte interna para o PlayStation 4. Felizmente, ela pode ficar escondida atrás da estante/rack, já que os cabos de conexão são relativamente compridos.
A Microsoft caprichou no conjunto de cabos que acompanha o console. Todos os fios possuem conectores personalizados no padrão do aparelho. Um exemplo disso é o cabo do Kinect, que possui o desenho da câmera na ponta do conector. Apesar dessas novidades não trazerem nenhum benefício prático, mostram o cuidado que a empresa teve com todos os detalhes do desenvolvimento do console, inclusive no acabamento.
O “bundle” do Xbox One é bem mais caprichado que o do PlayStation 4. Um exemplo disso é a embalagem: a primeira coisa que vemos ao abrir a caixa é o Kinect, em destaque — algo que lembra muito o que a Apple fazia com os primeiros Macintoshes, que era deixar o mouse em evidência dentro da embalagem.E a grande pergunta vale apena comprar XBOX ONE ? Sim por todos esse fatores é um bom investimento de dinheiro em um console que tem bom exclusivos e e bom para diversão
